Pintura


Lisa / Metalica / Tricolt

 

Atualmente os veículos produzidos no mundo, são coloridos com três tipos distintos de pintura. São elas a Pintura Lisa, Pintura Metalica e Pintura Tricolt.

As mais comuns são Lisa e Metalica, em ambas, as peças são inicialmente preparadas com lixamento, aplicação de Primer, e posteriormente recebem a aplicação de tinta e verniz.

 

A Pintura lisa, como o próprio nome diz, não tem adição de nenhum pigmento de brilho ou pérola. Sendo assim esta categoria de pintura não apresenta nenhum tipo de efeito do tipo camaleão ou degradê.

A Pintura metálica, tem em sua composição, além dos pigmentos de coloração comuns a todos os tipos de tintas, a pigmentação metálica ou perola. Esses pigmentos, de acordo com seu peso e tamanho se apresentam após a realização de pintura da peça, mais acima ou mais abaixo. Eles assim, dão um aspecto diferenciado a pintura do seu carro e reage de formas diferentes de acordo com o tipo e intensidade de luz. Esta por sua vez também é utilizada em duas camadas sendo uma de tinta e outra de verniz.

A Pintura Tricolt, é com certeza a que mais exige do profissional de pintura.  Composta por uma camada de base (responsável pela coloração) uma camada de pérola (responsável pelos efeitos de brilho) e uma camada de Verniz. Neste tipo de pintura é normalmente necessária a abertura nas peças vizinhas a qual se vai trabalhar. Isso para que não ocorra a diferença de cor da pintura do seu carro.

A pintura do seu veículo é o principal fator de desvalorização do seu automóvel. Sendo assim, existe a necessidade de se utilizar o melhor material na execução de reparos. Desconfie de preços muito baixos, pois, todo o material bom tem um custo mais elevado. Cuidado, você pode ter que gastar duas vezes!!